Pular para o conteúdo principal

O Nome Divino no Judaísmo

Chalom!

A partir surgimento das Testemunhas de Jeová, que por sua vez surgiram da "Igreja Adventista do Sétimo Dia", surgiram vários segmentos cristãos preocupados com o nome de Deus, que fora 'escondido' pelos judeus. Jeová, Javé, e mais recentemente Yaohu: todos são nomes 'trazidos à tona' por esses grupos que, sendo cristãos, esquecem que no livro intitulado "o Novo Testamento", parte da Bíblia cristã, em citações do "Antigo Testamento", o nome divino fora substituído aqui por kyrios, o termo grego para "senhor", eufemismo mais usado no judaísmo (Ado-nai = Senhor) para substituir o tetragrama I-H-V-H, além de conter outros eufemismos como "os céus", "a majestade", etc.


O Nome


O tetragrama hebraico IH-VH é considerado santo demais para ser usado pelos judeus, e já dizia a torá "Não tomarás (TEB: pronunciarás) o nome do Eterno (IH-VH) em vão..." (Shemot [êxodo] 20, 7).

Em outro texto do humach (assim se referem os judeus ao "pentateuco"), consta que alguém fora apedrejado [tradução errônea... a pena de seqilá não era aplicada jogando-se pedras em alguém, e sim atirando-se o condenado sobre uma rocha, e, caso ele sobrevivesse, aí completavam a pena apedrejando-o, como consta no talmud [babilônico, tratado Sanedrin, 43b] por blasfemar "o nome" [hb.: hachem] - Vaiiqrá [levítico] 24, 11. Era esse o tetragrama IH-VH.

Casos como esses levaram os hebreus a criar um grande zelo pelo nome de Deus.


Ketiv e Qerê

Como já vimos, historicamente o povo judeu conservou ao máximo possível o texto hebreu, mesmo quando há erros gritantes no conteúdo em hebraico.

Por exemplo, às vezes a escritura traz o pronome pessoal "Ele" (em hebraico- hu - הוּא ), onde o contexto fala de uma mulher (logo, seria hi - הִיא - Ela). Nesses casos, o texto é deixado como está, porém tradicionalmente com as vogais da palavra a ser lida, e com um asterisco ou um círculo suspenso (°) apontando para uma nota marginal onde estão as consoantes certas seguidas pela palavra קרי (Qerê ou Qeri, significando "leia").

No caso citado, no texto estaria הִוא° apontando para a margem onde consta היא קרי .
O desconhecimento dessas regras fez com que se chegasse ao nome divino na idade média como "Jeová", pois sob as quatro letras sagradas se colocam as vogais de "Ado-nai*" - O Senhor, que é como se costuma ler o tetragrama IHVH.

Porque não "Yaohu"

Ultimamente tem crescido cada vez mais um ensinamento que diz ser o nome de Deus Yaohu, e o nome "de seu filho", Yaohúshua. Infelizmente, pessoas desconhecedoras do idioma hebraico caem nesses equívocos através dos "argumentos" citados. Seria esse mesmo o nome sagrado, "escondido" há séculos pelo judaísmo?

Para quem entende de hebraico o mínimo, não! Pelos seguintes motivos:

1- A vogal hebraica "qamas" (ָ), entendida como "ao" pelos seguidores de "Yaohúshua" não tem essa leitura em nenhum dos círculos étnicos judaicos. Quando não e lê "a", lê-se um "o" aberto, sendo essa a pronúncia provavelmente mais antiga.

2- A letra hê (h), no final de palavras não forma nunca uma vogal com o "u", senão "a", "e" e "o" somente. Consulte uma gramática hebraica qualquer, e isso é facilmente verificado.

3- O nome de "Jesus" não contém o nome divino, como eles querem fazer passar, embora esse assunto nada tenha a ver com nossa crença.

Apelamos que pessoas sinceras não se deixem levar por esse tipo de ensinamento. Argumentos têm todos os que querem se mostrar confiáveis...

Comentários

  1. Muito bom seu 'blog'.Recentemente foi achado um texto que continha junto com o Tetragrama, a tradução em Grego (escrita translinear) identificando as vogais claramente: I, A U, que trazidas para o hebraico correspondem às vogais que estavam no Tetragrama. Foi desta forma que se chegou a pronúncia YÁHUH, יהוה, pois seus fundamentos nas Escrituras foram confirmados por achados arqueológicos. Com estes, se soube com certeza que no Tetragrama o ‘vav’ tem som de U, o que está de acordo com o uso corrente da gramática hebraica. É deste modo que os Caraítas entendem ser a pronuncia correta.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu 'blog'.Recentemente foi achado um texto que continha junto com o Tetragrama, a tradução em Grego (escrita translinear) identificando as vogais claramente: I, A U, que trazidas para o hebraico correspondem às vogais que estavam no Tetragrama. Foi desta forma que se chegou a pronúncia YÁHUH, יהוה, pois seus fundamentos nas Escrituras foram confirmados por achados arqueológicos. Com estes, se soube com certeza que no Tetragrama o ‘vav’ tem som de U, o que está de acordo com o uso corrente da gramática hebraica. É deste modo que os Caraítas entendem ser a pronuncia correta.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Gostei muito do que li.
    Percebo o alto nível de conhecimento do autor. Gostaria de permissão para expor o conteúdo deste breve estudo no meu blog: 'Judaísmo bíblico fundamentado'. Unir forças com outras correntes de pensamento num objetivo comum reforça a tese que o Nome do Eterno é Yahuh, e alegra os corações dos buscadores da verdade. Toda rabá (Muito Obrigado). Benyamin ben Avraham.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais? Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO. Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás d a porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram. Por que eu ministrei toda essa aula grama