Pular para o conteúdo principal

Deuteronômio 18, 15 NÃO FALA sobre UM PROFETA em particular!

A palavra "um" pode ser classificada gramaticalmente como duas coisas. Lembra quais?
Acertou quem disse NUMERAL e ARTIGO INDEFINIDO.

Para quem não está tão afiado em gramática, vou revisar: artigos são aquelas palavras que vêm antes do substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Há dois tipos de artigo: DEFINIDO e INDEFINIDO. Os artigos DEFINIDOS são O, A, OS e AS, e servem para determinar o substantivo. Se eu disser, por exemplo, que a bola está atrás da porta, só pode ser uma porta que o meu interlocutor SABE QUAL. Os artigos indefinidos são UM, UMA, UNS, UMAS, e servem para INDETERMINAR o substantivo. Vou citar um exemplo que considero claro: se eu disser: "há buracos no telhado. Deve ter sido obra de um gato", esse UM não é um numeral, porque não estou PRECISANDO A QUANTIDADE DE GATOS que pisaram o telhado, e sim "chutando", dizendo que qualquer gato pisou o telhado, ou que gatos o fizeram.

Por que eu ministrei toda essa aula gramatical? Porque hoje vamos explicar um texto bíblico que infelizmente é mal compreendido por muitos leitores, por causa de uma confusão entre um ARTIGO INDEFINIDO e um NUMERAL.

O texto é o seguinte:

O Senhor, teu Deus, te suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu: é a ele que devereis ouvir. (Deuteronômio 18,15)

Muçulmanos e cristãos têm firmeza em acreditar que esse versículo era a profecia que anunciava a vinda de, respectivamente, Maomé e Jesus Nazareno. Sobre a visão cristã, devemos acrescentar que a má interpretação está, para variar, registrada no Novo Testamento: Atos 3, 22 e 7, 37.

Claro que essas interpretações não são compatíveis com o Antigo Testamento. Sabemos claramente que não há profecia superior à profecia de Moisés, pois a própria Bíblia fala que aos demais profetas Deus fala por sonhos e visões, mas com Moisés não era assim, e sim FACE À FACE (Nm 7, 89). De fato, um dos dogmas da fé judaica propõe que a profecia de Moisés é superior a todo e qualquer que possa vir antes ou depois dele. Ora, foi através desse homem que ocorreram todos os milagres que o povo inteiro de Israel presenciou! Foi sob sua liderança que o próprio Criador deu-nos sua Carta de amor, sua Lei!

Mas, afinal, qual a verdadeira interpretação do versículo de Deuteronômio? Não fala sobre Um profeta?

Trata-se de mais uma interpretação tendenciosa devida À TRADUÇÃO, que sugere o numeral UM. Que tal uma tradução PALAVRA POR PALAVRA do hebraico?


Ou seja: não há NUMERAL 01 (UM, em hebraico, "ehadh" ->אחד) no texto em hebraico!
Ora, a simples falta do artigo é suficiente para INDETERMINAR o substantivo. Por exemplo, se eu quisesse dizer em hebraico "eu escrevo uma carta", eu diria "ani (eu) cotev (escrevo) mikhtav (carta)", sem artigo! Conclusão: a palavra UM no texto, não é numeral, não está sendo apontado UMA pessoa em particular, e sim "qualquer profeta", indeterminado.

Nem precisaríamos recorrer a hebraico para isso, bastaria ler o contexto. Infelizmente, as pessoas pegam o texto isolado e fica por isso mesmo. Mas vejamos o contexto!

15 O Senhor, teu Deus, te suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu: é a ele que devereis ouvir. 16 Foi o que tu mesmo pediste ao Senhor, teu Deus, em Horeb, quando lhe disseste no dia da assembléia: Oh! Não ouça eu mais a voz do Senhor, meu Deus, nem torne a ver mais esse fogo ardente, para que eu não morra! 17 E o Senhor disse-me: está muito bem o que disseram; 18 eu lhes suscitarei um profeta como tu dentre seus irmãos: pôr-lhe-ei minhas palavras na boca, e ele lhes fará conhecer as minhas. ordens. 19 Mas ao que recusar ouvir o que ele disser de minha parte, pedir-lhe-ei contas disso. 20 o profeta que tiver a audácia de proferir em meu nome uma palavra que eu lhe não mandei dizer, ou que se atrever a falar em nome de outros deuses, será morto. 21 Se disseres a ti mesmo: como posso eu distinguir a palavra que não vem do Senhor? 22 Quando o profeta tiver falado em nome do Senhor, se o que ele disse não se realizar, é que essa palavra não veio do Senhor. O profeta falou presunçosamente. Não o temas. (Deuteronômio 18, 15 - 22)

Que informações a mais tiramos desse texto?

1- O motivo de Deus mandar profetas é o seguinte: O PRÓPRIO POVO pediu que não ouvisse a voz de Deus, mas que houvesse um porta-voz. Então, por isso, Deus mandaria profeta. Todos os profetas que foram enviados, Isaías, Ezequiel, Elias etc. cumpriram esse texto! Eles foram usados como porta-vozes do criador ao povo!

2- o texto trata de regras para profetas e para a aceitação deles. Veja por exemplo os versos 21 e 22: eles falam de como o povo deveria lidar com os profetas, ver se eles estão falando por Deus mesmo ou se são FALSOS PROFETAS.

A compreensão correta do texto ainda fica mais cristalina quando vemos os versículos ANTERIORES à promessa da vinda de profetas:

"Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Perfeito serás, como o Senhor teu Deus.
Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa." (versículos 9 - 14)
Imediatamente ANTES de falar sobre profetas, a Torá proíbe que se consultem os feiticeiros, adivinhos, magos, astrólogos, todo tipo de sacerdotes supersticiosos que dizem prever o futuro. Podemos concluir portanto que, após proibir formas ERRADAS de ver o futuro, o Livro Sagrado mostra qual deve ser nossa real alternativa: confiar nos PROFETAS VERDADEIROS, esses sim enviados por Deus e capacitados para, ENTRE OUTRAS COISAS, prever certos acontecimentos. Lembrando que não era só isso que o profeta fazia. Os livros de Samuel, Reis, Josué e Juízes são livros de profetas (nebiim), na Bíblia Judaica, e os personagens aí figurados não são famosos por previsões do futuro. Nem mesmo Isaías, Jeremias, etc. devem ser vistos como "adivinhos do futuro", e sim como admoestadores. Essa sim é a função típica do profeta: indicar ao povo seus desvios do caminho da Lei e chamá-lo de volta.
Assim, fica claro que, para qualquer pessoa que ANALISOU realmente Deuteronômio capítulo 18, o texto fala sobre a forma como Deus usa os profetas -- no plural, os profetas de todas as gerações, que foram enviados para ser porta-vozes de Deus ao povo-- e como o povo deve aceitá-los, ouvindo suas palavras ou vendo se seriam falsos profetas. As edições judaicas em português, que podem ser adquiridas através da editora SÊFER ( a "Torá" e "A Bíblia Hebraica"), acrescentam, para explicar o mal entendido, "em todas as gerações".

Comentários

  1. Gostei ficou bem claro, é o que eu entendi,a única coisa que eu achava que Deus estava falando de Josué. O sucessor de Moises.

    ResponderExcluir
  2. Tenho usado a bíblia de estudo pentecostal, mas por várias vezes ao ler e examinar o que leio, vejo muita inconsistência nos comentários da mesma. Infelizmente... Lendo essa passagem agora, logo já fica bem claro que não se fala de Jesus ali. Mas

    ResponderExcluir
  3. Gostei da explicação
    Mas ainda quando leio os livros dos profetas me parece que aquele profeta de quem Moises fala em Deuteronômio 18:15 ainda não se levantou, então a TaNaKh termina e me parece que o prometido ainda não veio...
    Uma passagem que acho interessante está no último livro dos profetas:

    Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
    Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
    E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

    Malaquias 4:4-6

    ResponderExcluir
  4. Shalom!O que vejo é o bastante para identificar esse profeta:
    -MOISÉS PRECISOU QUANDO CRIANÇA SER ESCONDIDO DA MATANÇA DE BEBÊS
    Jesus também
    -Moises transformou o rio em sangue
    Jesus transformou agua em vinho
    -Moises Jejuou 40 dias
    Jesus também
    _Após seu jejum Moíses foi tentando ao descer do monte com as tabuas
    Jesus foi tentado coicidentemente após seu jejum no deserto
    -Moisés foi mediador de um pacto
    Jesus também
    -Moises realizou milagres
    Jesus também
    -Moisés era em muito mais humilde e manso que outros homens
    Jesus também
    Tanto Moises como Jesus,não se soube o que aconteceu com seu corpos aó morrerem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moisés matou um homem, jesus tbm (de acordo com o evangelho de tomé).

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gênesis 3,15 jamais foi o "Protoevangelho"!!

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3, 15, ACF). Este versículo do terceiro capítulo da Bíblia foi, ao longo da história do Cristianismo, frequentemente usado como forma de indicar profecias sobre Jesus e seu trabalho redentor desde os primórdios do Antigo Testamento. Neste contexto, este versículo é chamado pelos teólogos cristãos de "Protoevangelho", ou seja, o "antigo evangelho", "o evangelho primordial", sendo que evangelho significa "boas notícias". A proposta deste blogue, porém, é ler o Antigo Testamento em seu contexto original, levando em consideração o que o próprio texto como um todo está dizendo, e não o que textos posteriores ou tradições religiosas disseram sobre ele. A pergunta deste pequeno artigo em particular é: se lermos Gênesis 3 em seu contexto, fica claro que o texto é uma referência a eventos relacio

Qual religião segue 100% a Bíblia?

          “Não deveria haver religiões, igrejas, formas diferentes de ver Deus, já que só existe uma Bíblia!”. Quem nunca ouviu essas palavras? Talvez o próprio leitor já tenha pensado nessa afirmação, ao se deparar com a realidade das brigas entre as religiões. Este artigo tem como objetivo estudar a visão que diferentes religiões têm em relação à Bíblia, para concluir se há alguma religião que segue de fato a Bíblia como única coisa que tem autoridade para a fé e prática do crente. Na primeira parte, citaremos brevemente as principais religiões que dizem crer na Bíblia ou parte dela (islã, catolicismo, judaísmo e protestantismo), e explicaremos qual é a visão de Bíblia que cada uma dessas religiões tem. Em seguida, nós analisaremos de modo independente de religiões se a Bíblia possui ou não lacunas e ambiguidades que precisem ser resolvidas pelo homem.   Veremos também o que a Bíblia diz de si mesma e de seu autor. A Bíblia diz que ela é o “manual para todos os assuntos”? Ela diz